29.4.17

[Resenha #19] King Of Thorns




Autor: Mark Lawrence

Título: King Of Thorns

Editora: DarkSide Books

Ano da Publicação: 2014

Volume: 2

Páginas: 532

Gênero: Fantasia, Medieval

Skoob    


Sinopse: ‘’A terra arde com o fogo de centenas de batalhas enquanto lords e pequenos reis lutam pelo Broken Empire. O longo caminho para vingar o massacre de sua mãe e irmão mostrou para o Príncipe Honorous Jorg Ancrath os atores por detrás dessa guerra sem fim. Ele viu o jogo e se comprometeu a varrer o tabuleiro. Primeiro, entretanto, ele deve reunir suas próprias peças, aprender as regras do jogo, e descobrir como rompe-las.’’


King of Thorns, segundo volume da Trilogia dos Espinhos, nos apresenta um Jorg muito mais evoluído. Agora com 18 anos e recém-casado com Miana, nosso anti-herói se revela uma pessoa melhor, o que não significa que ele tenha deixado seu lado cruel de lado. O garoto violento e sem escrúpulos do 1º livro se torna um jovem maduro e que aprendeu a jogar o ‘’jogo dos espinhos’’, passando a ter uma real dimensão de sua situação e passando a orquestrar melhor os seus planos.

A narrativa começa com o casamento de Jorg, que após vingar a morte de sua mãe e seu irmão, aos 18 anos deseja se tornar imperador e dominar todos os reinos do Império Destruído. Após conquistar (ou seria melhor dizer ‘’tomar’’?) o território de seu tio e se autoproclamar o Rei das Terras Altas, Jorg agora precisa enfrentar novos e perigosos desafios, desde enfrentar inimigos poderosos e lidar com questões do seu próprio passado, a conseguir aliados para lutar ao seu lado. Soma-se a isso a sua conturbada relação com Katherine, agora prometida a um poderoso príncipe disposto a acabar com Jorg a qualquer custo.

A cada página entendemos melhor a vida de Jorg. Mergulhamos mais a fundo na história e entendemos coisas que não ficaram tão claras no 1º livro, como a Guerra Centenária e as tecnologias dos Construtores. Percebemos também uma grande evolução do nosso personagem principal, que deixa de ser uma máquina de matar e torna-se um homem consciente de tudo o que se passa a sua volta e com propósitos cuidadosamente tecidos em sua mente.


‘’Nós não fomos feitos para viver para sempre, nem para permanecer na solidão. Uma vida sem mudança não é vida.’’

King Of Thorns se passa em 1ª pessoa, e além de narrada alternando flashbacks do passado e acontecimentos presentes, a história também conta com relatos do diário de Katherine. Assim como no primeiro livro, os diálogos são apresentados entre aspas e não entre travessões, como normalmente são mostrados nos livros. Ao final do Prince Of Thorns eu já havia me acostumado com o método utilizado pelo autor, portanto não tive dificuldades. A maioria dos capítulos seguem pequenos, possuindo uma média de 3 a 5 páginas.

Felizmente posso dizer que apesar da demora para concluir a leitura, King Of Thorns se revelou uma experiência melhor que Prince Of Thorns. Levei pouco mais de 1 mês para concluir a leitura, confesso, mas a obra em si me prendeu bem mais que o volume anterior. Ainda assim, assumo que não era isso tudo o que eu esperava.  Foi uma leitura arrastada e por vezes cheguei a pensar que não conseguiria escrever essa resenha, mas algo presente na obra me impeliu a seguir em frente.

O que me incomoda um pouco é o fato de o Jorg sempre se dar bem. Nas situações mais improváveis, nosso protagonista sempre dá um jeito de se safar com vida. Sim, entendo que é claro que ele não poderia morrer no meio do livro, mas acredito que o autor poderia ter arriscado um pouco mais em determinadas situações. Afinal, quando o personagem principal sempre consegue se sair bem em situações difíceis, como se fosse invencível ou protegido por forças do além, a história se torna previsível. 


“No fim, meus irmãos, não há preço que eu não pague para vencer esse nosso jogo.’’




* Resenha de Emperor Of Thorns em breve *


Classificação:



Anterior Proxima Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.