17.12.16

[Resenha #13] A Menina Submersa



Autora: Caitlín R. Kiernan

Título: A Menina Submersa: Memórias

Título original: The Drowning Girl: a Memoir

Editora: DarkSide Books

Ano da Publicação: 2014

Volume: 1

Páginas: 317

Gênero: Fantasia / Mistério


Sinopse do Skoob: ’’A Menina Submersa - Memórias' é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do 'real' sobre o 'verdadeiro' e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos. Considerado uma 'obra-prima do terror' da nova geração, o romance é repleto de elementos de realismo mágico e foi indicado a mais de cinco prêmios de literatura fantástica, e vencedor do importante Bram Stoker Awards 2013.’’

O livro é narrado pelo ponto de vista da personagem India Morgan Phelps, ou apenas Imp. Com um histórico de doenças mentais e suicídios em sua família, Imp é esquizofrênica e narra suas memórias durante todo o livro. Mas não se engane nem acredite em tudo o que lê. Imp não é uma narradora confiável e muitas das lembranças citadas pela personagem podem nunca ter acontecido. 

Durante toda a narrativa a personagem conversa consigo mesma enquanto escreve um livro, narra acontecimentos passados e descreve a mulher que ela havia encontrado nua na beira de uma estrada, incluindo tudo o que acontece após ela levar a misteriosa mulher para sua casa. O que se segue depois acaba afetando seu relacionamento com Abalyn, sua namorada. Apesar das loucuras de Imp, Abalyn sempre se mostrou forte, conseguiu segurar a barra e ajudá-la nos momentos de crise, dando ao enredo uma dose de drama e sensibilidade. É impossível não torcer pelas duas. Independentemente dos problemas, Imp e Abalyn formam um lindo casal.

‘’No fim das contas, todo mundo machuca alguém, por mais que tente não machucar.’’

Confesso que o que eu esperava de ‘’A Menina Submersa’’ é totalmente diferente do que realmente é o livro, afinal. Fui surpreendida por uma história narrada sem ordem cronológica ou sentido, aprendi que não devemos confiar nas palavras de India Morgan Phelps e me deparei com um relacionamento amoroso entre duas mulheres (). Também fui apresentada a seres fantásticos, como sereias, e pude entrar na mente de uma mulher com problemas mentais. Saí de minha zona de conforto e literalmente viajei para o universo de Imp.

Apesar disso, fiquei um pouco decepcionada com os capítulos arrastados, narrativa confusa e de certa forma, maçante. Não é uma leitura fácil e acho que o mais difícil foi resenha-lo. Tive de pensar bastante até digeri-lo. É um livro denso e que necessita ser lido com calma para que se entenda a história. Levei semanas até finalmente digeri-lo por completo. Ao terminar, cheguei a duvidar se eu realmente havia entendido a história.

‘’E, olha só, estou tentando falar como se soubesse de alguma coisa, quando todo o problema aqui é que não tenho mais certeza de ter sabido o que eu pensei que sabia.’’

A Menina Submersa é incomparável a qualquer outro e a escrita da autora certamente é diferente de tudo o que você já leu. É um livro dentro do próprio livro e bastante curioso. Apesar disso, infelizmente não fluiu muito para mim. 

Destaque para o trabalho gráfico absolutamente incrível da DarkSide. Quem me conhece sabe o quanto eu amo essa editora, e é claro que apesar de o livro não ter me conquistado tanto assim, eu não poderia deixar de mencionar o quanto esse livro é lindo.




‘’O que mais tememos não é o conhecido. O conhecido, por mais horrível ou prejudicial à existência, é algo que podemos compreender. Podemos traçar planos contra ele. Podemos aprender suas fraquezas e derrotá-lo. Podemos nos recuperar de seus ataques. Uma coisa tão simples quanto uma bala poderia ser suficiente. Mas o desconhecido desliza através de nossos dedos, tão insubstancial quanto o nevoeiro.’’

Classificação:



Anterior Proxima Página inicial

12 comentários :

  1. Olá, tudo bem?

    Pelo que vejo desse livro por aí, ou você ama ou você odeia, é um livro complicado. Conversando sobre com a Nana, uma amiga minha e parceira de blog, que leu o livro, cheguei a conclusão que a autora literalmente dá um show de loucura - rs. Ainda preciso tirar as minhas próprias conclusões, mas tenho receio pela questão de o livro ser maçante...

    Beijo.
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim, e com você?
      Confesso que foi um pouco decepcionante pois eu esperava mais desse livro. E me deparei com algumas opiniões negativas também, assim como positivas, mas é como você comentou: ou você ama ou você odeia. Foi uma experiência bem diferente mas foi algo que não fluiu muito bem pra mim.
      Apesar das opiniões negativas, é sempre interessante ler para tirar as próprias conclusões. Ás vezes a maioria das pessoas não gosta e você adora.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Não li o livro ainda e não sei muito o que opinar a respeito, mas creio que este seja mais um daqueles do estilo que temos que ler para tirar as conclusões. No momento, eu não leria, confesso. Quem sabe em outra oportunidade.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Com certeza. Apesar das opiniões negativas, é sempre interessante ler para tirar as próprias conclusões.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oie!!
    Essa capa é linda, já chama a atenção.
    Engraçado que eu já tinha lido a sinopse eu até tinha me interessado. Mas ao ler sua resenha fiquei um pouco desanimada. Essa questão de ter um pouco de confusão cronológica não é um fato que me agrada numa leitura. Então, por enquanto não é uma leitura que leria por agora.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito linda, né? A capa da Edição Limitada chega a ser ainda mais bonita ♥
      É uma leitura realmente complicada, é sempre interessante ler para tirar as próprias conclusões. Ás vezes nossas opiniões podem ser diferentes, no final.
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu amo as publicações da Darkside e fiquei com vontade de ler só pela sinopse, mas seu ponto de vista e classificação me fez duvidar haha
    Vou adicionar lá no skoob e se possivel eu leio. AIKE FOTOS LINDAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ♥ DS tem um lugar especial no meu core. Apesar disso, infelizmente esse livro não me conquistou. Mas acontece, né? haha Sempre haverá 1 livro de uma editora favorita (ou autor preferido) que não cairá no nosso gosto.
      Esse trabalho gráfico ficou um arraso haha
      Abraços!

      Excluir
  5. Olá! Tudo bem por aí?

    Nossa, que projeto gráfico lindo! Eu não conhecia a história ainda, mas me interessei bastante por ela. Sua resenha me fez querer lê-la. Vou pesquisar mais sobre a obra e quem sabe adicionar na minha lista de desejados do ano que vem.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem, e aí?
      Essa edição ficou realmente incrível <3 Fico feliz que, apesar da resenha negativa, o livro tenha te interessado. Acho importante que as pessoas conheçam a obra e tirem suas próprias conclusões, até mesmo para ver se concordam com as opiniões de outros leitores. Espero que seja uma boa leitura pra você.
      Abraços!

      Excluir
  6. Olá, gostei muito do seu blog. Obrigada por ter visitado o meu e fiquei muito feliz por te gostado!
    Eu gostei muito desse livro, realmente totalmente diferente de tudo o que eu já tinha lido. Mas, mesmo assim, a narrativa me envolveu muito.
    Gostei de ter as duas realidades e associei com a vida dupla da Imp (a dela e a da doença). Além da homosexualidade né, que dificulta também.
    Eu adorei o livro! Tenho essa capa azul, mas morro de vontade de ter a outra, com a capa prateada e as folhas cor de rosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada. Fico feliz que tenha gostado <3 Também curti muito o seu. Está de parabéns pelo conteúdo.
      Infelizmente eu não curti o livro. Muito complexo para o meu entendimento. Mas foi uma leitura em diferente e de certa forma, interessante.
      A capa da Edição Limitada é um espetáculo mesmo. Tão bonita quanto essa.

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.