29.10.16

[Resenha #11] O Vilarejo




Autor: Raphael Montes

Título: O Vilarejo

Editora: Suma de Letras

Ano da Publicação: 2015

Volume: 1

Páginas: 109

Gênero: Horror / Mistério


Sinopse do Skoob: ’’No vilarejo, falar que o pecado mora ao lado é mais do que um dito popular: é uma verdade ameaçadora da qual os moradores se dão conta pouco a pouco. E, para alguns, é tarde demais. Como resistir ao mal? À luxúria, à ganância, à ira? Como não ceder aos pecados da carne quando a guerra chega e o inverno castiga, quando o frio e a fome tomam conta, quando uma força maior parece conspirar e rodear os moradores para que eles se entreguem a seus piores instintos?

A cada conto, conheça a história de um habitante e como todas elas se entrelaçam para formar uma narrativa perturbadora e fascinante sobre nossa infinita capacidade de crueldade e compaixão.’’

Em comemoração ao Mês Nacional da Leitura, vos trago a resenha de mais uma obra nacional. Além de ter chamado minha atenção logo pela capa, ''O Vilarejo'' estava há algum tempo na minha lista. Alguns meses atrás decidi procurar por alguns e-books de terror para baixar, e lá estava ele mais uma vez. Logo, baixei e devorei em um dia.

Antes de tudo, O Vilarejo nos recebe com a explicação de como o livro foi formado. Raphael Montes explica que recebeu de um amigo, sócio de um sebo no Rio de Janeiro, os cadernos ilustrados que pertenciam a Elfrida Pimminstoffer. Interessado nos manuscritos, Raphael analisou e buscou meios de traduzir a obra que estava escrita em cimério, língua já morta. Após a tradução do conteúdo, teve-se como resultado uma coleção de contos de terror baseados nos sete pecados capitais

‘’Você nunca teve controle. Aí está seu erro. Seu e de todos os homens.’’

O autor nos apresenta 7 contos de terror. Cada conto envolve diferentes personagens de um mesmo vilarejo, cada um envolvido em um pecado e que por ventura, ligam-se direta ou indiretamente aos demais contos do livro. Cada capítulo apresenta o nome de um demônio que, segundo o padre Peter Binsfeld, é responsável por invocar em nós, pobres e mortais seres humanos, um pecado capital. Conhecidos como os ‘’Sete Reis do Inferno’’, os demônios protagonizados nos contos são Belzebu (responsável pela gula), Leviathan (responsável pela inveja), Lúcifer (responsável pela soberba), Asmodeus (responsável pela luxúria), Belphegor (responsável pela preguiça), Mammon (responsável pela ganância) e Satan (responsável pela ira).

‘’Gosto de lugares assim, com a podridão humana estampada no rosto das pessoas.’’

A história é narrada em terceira pessoa e se passa em um vilarejo - hoje sumido do mapa. Não sabemos o nome desse Vilarejo, tampouco o país em que pertenceu. O que sabemos é que a narrativa ocorre em tempos de miséria após a eclosão de uma guerra. Além disso, os contos não seguem obrigatoriamente uma ordem, mas é interessante que se leia na forma em que os contos são apresentados porque de certa forma, eles estão interligados entre si e á cada capítulo as coisas vão se encaixando como num quebra-cabeça.

‘’O vilarejo vem sendo dizimado dia após dia. O luto sentou-se à mesa. Ninguém chora os mortos. Não podem desperdiçar energia lamentando a partida dos que não suportaram o frio e a fome.’’

O livro nos presenteia com uma leitura muito agradável. Os contos são relativamente pequenos, rápidos e de fácil compreensão. Mas não se engane. Alguns capítulos são um pouco nojentos e se você não tem estômago, recomendo que procure outra história. O interessante nisso tudo é que cada capítulo mostra uma ilustração bem bacana e podemos ver até que ponto uma pessoa pode chegar em prol de seus interesses. Me deparei com um final surpreendente e quando digo surpreendente, é surpreendente mesmo! Tente não ficar de boca aberta com seu desfecho. A história é simplesmente maravilhosa.


Classificação:


Anterior Proxima Página inicial

2 comentários :

  1. Nossa, parabéns pela resenha, excelente!
    Também adorei essa leitura (fiz em outubro do ano passado) e recomendo que você leia os romances do autor, são maravilhosos!
    Bjss

    http://livrelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada <3
      Esse foi meu primeiro contato com o Raphael, e confesso que não poderia ter sido melhor. Recentemente ele publicou uma nova obra: ''Jantar Secreto''. Me parece bem interessante. Tenho interesse nesse e nos outros livros publicados pelo autor, que me parecem tão bons quanto ''O vilarejo''.
      Abraços.

      Excluir

Volte sempre e até a próxima!
Comentários, seguidores e visitas serão retribuídos com prazer.